Educação muda o país - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 13/03/2016

Status:

Corrigida
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    O Brasil já avançou muito em educação em relação a algumas décadas atrás. Hoje há mais oportunidades em fazer um curso superior, porém ainda existe uma precariedade muito grande na educação, imensas deficiências no sistema educacional, com escolas precárias, sem infraestrutura, sem condições para um ensino de qualidade e(,) ainda(,) professores mal valorizados.

     O sistema brasileiro não é capaz de preparar jovens para compreensão de textos, em ter para terem uma visão mais crítica em relação aos problemas que o Brasil enfrenta. Os recursos que vêm do Ministério da Educação deve-se devem sim ser aplicados no ensino superior, mas a prioridade é no ensino fundamental e no combate ao analfabetismo(,) ampliando e assim ampliar o acesso ao segundo grau e melhorar melhorando a qualidade do ensino.

    A política pública mostra um grande desinteresse com a educação no Brasil, pois não é do interesse deles formarem adultos pensantes, com poder de criticidade e(,) assim(,) serão será mais fácil serem manipulados e ganharem seu voto.

     Assim, melhorando a educação, prepara-se uma grande massa da população para a cidadania, dando a elas a instrução para participar de uma política plena e esclarecida. O Brasil com educação traz mais desenvolvimento para o país, diminuindo assim as desigualdades sociais.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), a objetividade e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar dados concretos e atuais sobre o assunto e sem aprofundar a discussão.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente