A educação é o pilar de desenvolvimento de qualquer país, ela está interligada a exatamente todas as áreas de conhecimento. O destino do país depende da educação, logo(,) sem disciplina não há desenvolvimento. Porém, os atuais governantes insistem em tentar desvalorizá-la.
Os desafios que continuamente perseguem a educação são dos mais variados, vão desde econômicos até sociais e culturais. Acabou por tornar-se rotina deparar-se com professores desqualificados, escolas caindo aos pedaços, alunos desmotivados e discursos de pessoas influentes explicando como alcançaram o sucesso sem o ensino, ou seja, degradando cada vez mais a educação.
Segundo o filósofo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", de modo que para que haja mudanças no dia-a-dia das pessoas, é necessário investir na educação e também na valorização dos professores.
O Brasil já realizou convincentes progressos em relação a à mesma, porém ainda existem significativas etapas a serem concluídas para alcançar uma mudança no sistema educacional que está tão defasado. A população brasileira não pode contentar-se com a atual situação, é necessário haver mudanças.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, apesar de não explorar muito dados atuais e concretos que poderiam ilustrar melhor o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |