“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”, como é bem colocado por Paulo Freire, educação é uma ferramenta essencial para qualquer nação. Desde o século XXI, quando se expandiu o processo de escolarização no Brasil, o país vem passando por graves problemas, como, a violência nas salas de aula e o alto índice de analfabetos funcionais.
É importante pontuar, de início, que o país enfrenta um dos maiores problemas relacionados a à educação, o analfabetismo funcional, uma prática** que vem sendo comum nos países subdesenvolvidos e que consiste na incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples, (.) segundo o IBOPE(,) 24% da população entre 15 e 64 anos estão inseridas nesse contexto.
Além disso, a violência nas escolas é um fator que ameaça cada vez mais a qualidade do ensino, (.) é muito comum vermos noticiários relatando atos violentos de alunos a professores, em muitos dos casos o aluno tende a levar problemas familiares para fora de casa, ou seja, pais desestruturados tendem a ter filhos desestruturados, o que(,) consequentemente(,) gerará um indivíduo com sérios problemas no futuro, e como diria Pitágoras “Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”.
Portanto, é fundamental que haja programas de conscientização familiar, onde a escola entenda os problemas particulares de cada aluno e possa ajudá-lo, (.) além disso, é essencial que o governo invista em projetos que façam com que os alunos cada vez mais se incentivem a estudar, aprendendo gradativamente, como olimpíadas e torneios interdisciplinares. É crucial que esses problemas sejam resolvidos, mesmo que sejam complexos, pois como diria Aristóteles “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** Analfabetismo funcional não é uma prática, é um problema estrutural, uma consequência da ineficiência.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase .
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, mas há trechos em que falta coerência.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |