Como bem se sabe, o Brasil está inserido no grupo de países emergentes, os quais estão em franco crescimento econômico e populacional. E para corresponder a esse crescimento acelerado, dentre outros fatores, é necessário que haja energia de qualidade para atender as demandas sociais e industriais.
Sob esse ponto de vista, e também diante das recentes crises de energia que assolaram o país, o governo planeja a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, cuja seria a terceira maior do mundo e abasteceria cerca de 26 milhões de brasileiros.
Esse assunto tem gerado grande repercussão nas mídias nacionais e internacionais, devido aos prejuízos ambientais que esse projeto trará. Dentre eles estão a desapropriação de mais de 17 mil indígenas que vivem ao redor da região e o alagamento de áreas verdes. Ainda sim o IBAMA, órgão nacional de proteção ao meio ambiente, concedeu o aval para que as obras fossem iniciadas.
Por outro lado, a nova usina traria benefícios significativos para o setor de produção de energia do país, uma vez que as hidrelétricas produzem energia de maneira limpa e rentável, além de a usina de Itaipu, responsável pela maior parte da produção de energia elétrica do país, em breve não conseguirá suprir as demandas nacionais.
Pode se concluir então que a construção da usina de Belo Monte, ainda que traga malefícios irreversíveis, deve ser posta em pratica, já que nos dias de hoje, valoriza-se muito mais os cifrões do crescimento industrial urbano do que a preservação ambiental e cultural do nosso país.
Comentários do corretor
O QUÊ? ARGUMENTE MELHOR ESSA AFIRMAÇÃO.
QUAIS? PARTA DO PRESSUPOSTO QUE O LEITOR NÃO TEM NENHUMA INFORMAÇÃO
RENOVÁVEL
OPINIÃO OU FATO? ARGUMENTE
PROCURE NÃO UTILIZAR TERMOS COMO PODE-SE CONCLUIR, CONCLUINDO...
SUGESTÃO: MESMO ASSIM
REVISÃO: QUANDO E COMO SE USA O “CUJA”
COMENTÁRIO:
Cuidado com a exposição de algumas idéias. Argumente mais! A sua opinião não ganhou força durante o texto. Procure buscar mais informações, exemplos e dados que fortifiquem sua maneira de pensar, convencendo o leitor. Ouse, saia do senso comum. Atente-se também a alguns termos que deixam o seu texto confuso, ou que dê dupla interpretação. Você escreve bem, é capaz de fazer uma produção muito mais persuasiva.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |