Energia de qualidade?

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Tema: Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Redação enviada em 23/05/2010

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Como bem se sabe, o Brasil está inserido no grupo de países emergentes, os quais estão em franco crescimento econômico e populacional. E para corresponder a esse crescimento acelerado, dentre outros fatores, é necessário que haja energia de qualidade para atender as demandas sociais e industriais.

Sob esse ponto de vista, e também diante das recentes crises de energia que assolaram o país, o governo planeja a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, cuja seria a terceira maior do mundo e abasteceria cerca de 26 milhões de brasileiros.

Esse assunto tem gerado grande repercussão nas mídias nacionais e internacionais, devido aos prejuízos ambientais que esse projeto trará. Dentre eles estão a desapropriação de mais de 17 mil indígenas que vivem ao redor da região e o alagamento de áreas verdes. Ainda sim o IBAMA, órgão nacional de proteção ao meio ambiente, concedeu o aval para que as obras fossem iniciadas.

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Por outro lado, a nova usina traria benefícios significativos para o setor de produção de energia do país, uma vez que as hidrelétricas produzem energia de maneira limpa e rentável, além de a usina de Itaipu, responsável pela maior parte da produção de energia elétrica do país, em breve não conseguirá suprir as demandas nacionais.

Pode se concluir então que a construção da usina de Belo Monte, ainda que traga malefícios irreversíveis, deve ser posta em pratica, já que nos dias de hoje, valoriza-se muito mais os cifrões do crescimento industrial urbano do que a preservação ambiental e cultural do nosso país.

Comentários do corretor


O QUÊ? ARGUMENTE MELHOR ESSA AFIRMAÇÃO.

QUAIS? PARTA DO PRESSUPOSTO QUE O LEITOR NÃO TEM NENHUMA INFORMAÇÃO

RENOVÁVEL

OPINIÃO OU FATO? ARGUMENTE

PROCURE NÃO UTILIZAR TERMOS COMO PODE-SE CONCLUIR, CONCLUINDO...

SUGESTÃO: MESMO ASSIM

REVISÃO: QUANDO E COMO SE USA O “CUJA”

COMENTÁRIO:
Cuidado com a exposição de algumas idéias. Argumente mais! A sua opinião não ganhou força durante o texto. Procure buscar mais informações, exemplos e dados que fortifiquem sua maneira de pensar, convencendo o leitor. Ouse, saia do senso comum. Atente-se também a alguns termos que deixam o seu texto confuso, ou que dê dupla interpretação. Você escreve bem, é capaz de fazer uma produção muito mais persuasiva.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente


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