"A educação é direitos de todos e dever do estado", assim assegura a Magna Carta, a Constituição brasileira promulgada em 1988. Sendo assim, a educação(,) em termos teóricos(,) é universal, sim, (.) teóricos, pois na prática a situação é outra, discrepante do direito assegurado.
Escolas em péssimo estado, professores despreparados, alunos desmotivados, eis o cenário no qual o Brasil encontra-se inserido. Soma-se a isso, o aumento da analfabetismo funcional e a situação ficou mais crítica ainda, uma vez que um país só se desenvolve à medida que avança em termos educacionais.
A busca por melhor qualidade de vida requer melhores empregos, que por sua vez carece de bons níveis educacionais, uma vez que, em uma sociedade competitiva(,) o que vale é o chamado "Currículum Lattes".
Em suma, a educação é capaz de agir como mola propulsora de mudanças. Faz-se necessário, portanto, investimentos maciços em educação para que(,) assim(,)uma naçãos se desenvolva de forma justa e coesa em termos de desenvolvimento pessoal e(,) posteriomente(,) nacional.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível explorar melhor dados atuais e concretos, desenvolvendo uma discussão mais abrangente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |