Dentre os inúmeros problemas sociais brasileiros, é possível destacar as dificuldades relacionadas a à educação como uma das principais barreiras para o desenvolvimento socioeconômico do país. Portanto, superar as deficiências em toda a estrutura que compõe o sistema educacional do Brasil é, não só indispensável para o desenvolvimento do indivíduo (,)como também para manutenção da sociedade.
Neste cenário, a evasão escolar é um dos principais desafios para o desenvolvimento da educação. Isso porque tal fator resulta em diversos problemas, tais como, a falta de qualificação profissional. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas)(,) o Brasil apresentou no ano de 2012 uma taxa de abandono escolar de 24,3%, número preocupante, uma vez que encontra-se abaixo* da média dos países em emergentes. Além disso(,) as péssimas condições dos prédios públicos prejudicam o desempenho escolar tanto por parte dos alunos, quanto dos professores.
Os aspectos citados influem no grande número de analfabetos adultos no país que, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação)(,) representam 8,7% da população brasileira. Essa porcentagem pode parecer pequena(,) mas corresponde a cerca de 13 milhões de pessoas e não inclui analfabetos funcionais. Essa segunda categoria de analfabetismo se refere aos indivíduos que, apesar (de) reconhecerem números e letras, não são capazes de interpretar textos, (.) essa dificuldade interfere na comunicação(,) além de, em muitos casos, levar a à exclusão social e a à discriminação.
Entende-se(,) portanto(,) que para tentar reverter o estado precário da educação brasileira(,) são necessárias diversas medidas por parte do poder público. Cabe ao governo federal organizar orçamentos para tornar viável um maior investimento na educação, visando uma melhoria na estrutura das escolas públicas e remuneração e formação adequada de professores. Além disso, cabe ao ministério da educação elaborar uma base curricular clara e incentivar, através dos mais diversos meios midiáticos, ingresso e permanência escolar. Por fim, é dever da sociedade em geral, incentivar a participação de pais e responsáveis nas escolas.
Comentários do corretor
* abaixo? Não seria acima? Se está abaixo da média, a lógica é de que não deveria ser preocupante. Atenção à coerência.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, explorando dados pertinentes sobre o assunto. Atenção apenas a trechos incoerentes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |