Com o avanço tecnológico ,cada parte da vida da sociedade evolui, deixando a educação do de lado e aumentando assim o número de analfabetismo no país. Sabe-se que o alfabeto ,criado pelos fenícios, proporcionou diversos postos pontos positivos na população. Nessa perspectiva, seria o Brasil capaz de mudar essa realidade e obter os ‘’pontos positivos’’ que traria a importância da educação?
Diariamente, tudo o que a população for fazer precisará de bons modos na escrita e na oralidade. Porém, o Brasil dispõe de uma imensa desigualdade socioeconômica – de acordo com Ana Lúcia Guedes-Pinto, professora da Unicamp – alertando a necessidade (de) um maior investimento na educação básica e pública. É mostrado também, através de países avaliados (PISA) ,que o Brasil ocupa o 53º lugar em educação entre 65 países ,evidenciando o grau do problema .
Além disso, muitos estudos comprovaram os impactos positivos da educação para a melhoria da saúde, o aumento da renda, a diminuição da violência e até o aumento da felicidade. Nesse viés, os professores acabam sendo os ‘’mais responsáveis’’ dessa triste realidade, sendo culpados pelos familiares e até mesmo pelo Governo, por a educação estar em um nível precário. Nessa esfera, os familiares muitas vezes não se dão conta de que os estudantes precisam ser acompanhados diariamente, evitando o sedentarismo e a alienação por causa de redes sociais e de meios de comunicação ,pois diversas vezes estão desatentos pelo dia de ‘’ extress estresse’’ no ambiente de trabalho e deixam todo o trabalho para os professores, mostrando dessa forma, que a realidade está longe de ser mudada.
Portanto, é necessária a ação do Governo investindo mais e mais na educação, selecionando os materiais de maior importância e horários válidos de aula – de acordo com estudos comprovados- e fazendo palestras promovendo a importância da educação na atualidade e no futuro. A família (deve se) autopoliciar(,) mostrando aos estudantes sobre o futuro e o que é necessário fazer hoje para mudá – lo(,) evitando o sedentarismo e a alienação em prol de não esquecer que os estudos ficam em primeiro lugar.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |