A precariedade da educação no Brasil - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 11/03/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A sociedade brasileira tem sofrido, nos últimos anos, várias crises. A recessão e a alta do dólar despertaram a atenção dos cidadãos.No entanto, uma área que enfrenta grandiosos desafios,a educação, também precisa ganhar importância nacionalmente.A precariedade educacional pode acarretar problemas em todos os âmbitos.Diante disso, são imprescindíveis práticas que visem solucionar o dilema. 

      O professor é a base de uma escola, sendo que, o desenvolvimento do mesmo se torna uma precondição pré-condição para o progresso estudantil.Grande parte dos educadores recebem menos que o piso salarial.Este fato contribui para o desinteresse pela profissão.Com  um menor número desses profissionais atuando, a problemática só cresce.

      O Brasil ocupa o 53º lugar em nível de educação num ranking de 65 países avaliados*.Pesquisas estatísticas apontam que apenas 8% das pessoas em idade ativa são proficientes, ou seja, são plenamente capazes de compreender e se expressar por meio de números e letras.Os baixos índices indicam que se fazem necessárias transformações imediatas.

      Recentemente, o governo tem promovido uma reformulação do currículo escolar.Os especialistas, porém, afirmam que tais mudanças não beneficiarão o país.O novo documento proposto não deixa claro os objetivos de cada matéria. Além disso, a sua reformulação não deve ser imediata; mas lenta, gradual e permanente.

     Portanto, diversas mudanças de paradigmas precisam ser tomadas.O educador necessita receber uma remuneração mais justa.A grade educacional deve ser criada mediante um processo que a deixe consolidada.Ações governamentais que ampliassem o aprendizado seriam imprescindíveis.Formar cidadãos deve ser a meta da educação, pois ela é um dos principais meios para o desenvolvimento de uma nação.E é através dela que melhores governantes serão eleitos.

 

 

Obs: Venho por meio desta mensagem expressar toda a minha gratidão para com a equipe do Banco de redações.Através  dos temas propostos todos os meses, consegui  evoluir o meu nível de escrita.Na segunda  etapa do PAS/ UNB, a minha nota  em redação foi 9.800 pontos , sendo que, a nota máxima era 10.000.Em relação ao ENEM, parabenizo o site por ter acertado o tema, e esse fato me ajudou a tirar 960 na redação.Muito obrigado!!!

Comentários do corretor


* Por quem? Contextualize o leitor.

Atenção à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver um pouco mais a clareza na elaboração dos parágrafos.

Sobre a observação, a equipe do Banco de Redações fica muito feliz em poder ajudar na melhoria dos resultados alcançados. Este é o objetivo principal deste espaço. Siga estudando e treinando, sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente