O atual sistema educacional, no mundo, mostra-se decadente perante as novas tecnologias de aprendizagem. Mas, especificamente no Brasil, os desafios de acompanhar a evolução do conhecimento possuem ainda uma configuração elementar.
Desde o surgimento da educação pública no país, um contingente maior de pessoas passou a frequentar ambientes de ensino. No entanto, problemas como a superlotação em salas de aulas e currículos extensos começaram a ser recorrentes, uma vez que as metas dos governos se concentraram em atingir números, sem dar condições essenciais para um ensino de qualidade.
A falta de acesso a creches e a inserção a um ensino fundamental defasado é outro agravante dessa realidade problemática, gerando um desestímulo que comporta 1,3 milhões de estudantes de 15 a 17 anos que não chegam a completar os estudos do ensino médio.
Professores também se encontram em condição de desvantagem. Não há reconhecimento social de sua função, o que não lhes permitem um olhar diferente daquele que os reconhecem como sacerdotes, abnegados de uma vida que não seja dedicada à escola.
Os desafios de se reformular a educação brasileira consistem em se atentar a estes principais problemas apontados. Tendo em vista que o currículo pode ser flexibilizado ou mesmo renovado; e que o espaço de ensino pode ser reformado para abranger mais salas com menos pessoas, facilitando o fluxo de informações e permitindo maior desenvolvimento de ideias entre professores e alunos.
Promover melhor formação de professores do ensino fundamental é um investimento que pode garantir desenvolvimento satisfatório dos estudantes ao longo do ensino médio e superior. E nessa questão, valorizar quem educa, profissional e socialmente, pode contribuir para uma grande mudança nas instituições, sejam elas educacionais ou não.
A aliança da comunidade escolar, da família e do Estado pode impulsionar ainda mais o avanço educacional brasileiro. Só assim o lema "Pátria Educadora" despertará da idealização: com a força, o interesse e a luta dos envolvidos no ato revolucionário que é educar e ser educado.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |