O Brasil é um dos países com o mais baixo nível de educação(,) ocupando o 53º lugar entre os 65 países avaliados*. Escolas em péssimos estados, professores despreparados e alunos desmotivados são fatores que fazem com que o Brasil esteja entre os níveis mais baixos dos rankings mundiais.
A cada ano eleitoral o discurso mais falado entre os candidatos é a melhoria na educação, mas esquecem que a falta da mesma não está relacionada apenas em a bons salários para os professores ou em construções de novas escolas, mas também em incentivos a leituras, esportes e cursos em diversas áreas que possam profissionalizar os jovens. Contudo, a falta de educação não está relacionada apenas a à má administração dos recursos públicos e sim a à falta de consciência de boa parte da população que não se faz presentes na vida dos seus próprios filhos(,) e fazendo muitas vezes uma moeda de troca mandando para escola apenas para receber recursos ofertados pelo governo(,) como: o bolsa família.
Mesmo com os avanços da atual gestão facilitando o acesso dos jovens de escolas públicas nas universidades através dos programas criados como: Prouni, fies e cotas, ainda não é o essencial para uma boa educação de qualidade, muito desses jovens que conseguem ter o acesso aos cursos superiores nem sempre conseguem concluir o curso por falta de uma base sólida criada desde os ensinos básicos.
A educação é um direito previsto na constituição brasileira e cabe aos governantes a criarem medidas abrangentes para que a população possa realmente desfrutar desse bem(,) e a família e professores devem se conscientizar e contribuir para criar jovens brilhantes.
Comentários do corretor
* avaliados por quem? Contextualize o leitor.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e ao uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica, mas há trechos que podem ser desenvolvidos de forma mais coesa e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |