Ao longo do processo de formação do Brasil, foram se consolidando profundas desigualdades na nossa sociedade que, por muito tempo, restringiram o acesso à educação a poucos. Sendo assim, esse fato tem ligação direta na problemática da educação brasileira que, por mais que atualmente esteja avançando, continua um desafio, fazendo com que o lema “Pátria educadora” não passe de uma falácia.
É inevitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema, já que de acordo com a lei todo cidadão tem direito à educação, o que não vem acontecendo em nosso país, visto que a grande maioria dos adultos brasileiros não tem a capacidade de se expressar e de formar opinião de forma concreta. Isso faz com que a sociedade brasileira fique um passo atrás em relação ao progresso, já que o mesmo só acontece com a plena capacitação de sua população e, mesmo no século XXI, isso no Brasil ainda é defectível.
Os educadores não são cúmplices dessa educação falha, são na verdade vítimas, já que recebem um baixíssimo piso salarial, que nem sempre é garantido, fazendo com que incita a incitem greves constantes, deixando os maiores prejudicados, os alunos, cada vez mais distantes de seu direito como cidadão.
Entende-se, portanto, que de fato a população brasileira sofre um imenso descaso por parte dos políticos, com a sua proposta de educação fraca e com pouca eficácia. A fim de abrandar a situação, o Governo Federal deve investir mais em uma educação contundente, pagando melhor os educadores e dando melhores condições de trabalho e de aprendizado para todos. Deve-se também criar incentivos a mais, para que o aluno deseje ir à escola, não por obrigação, mas porque gosta. Com isso, cada vez mais o lema “Pátria educadora” vai se tornando uma realidade.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, demonstrando também domínio da norma padrão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |