Tornar a educação acessível a todos nem sempre foi uma preocupação, visto que na época da colonização apenas filhos de colonos e sacerdotes recebiam instrução dos jesuítas. Porém(,) mesmo após várias décadas(,) a educação no Brasil continua precária(,) se tonando um desafio para a sociedade.
Essa precarização da educação brasileira ocorre por conta da negligência do governo e da falta de incentivos e financiamentos de melhorias. Por um lado, o governo federal tem como lema “Pátria Educadora”, por outro cria projetos para diminuir o número de escolas ou terceirizar a educação(,) como ocorreu nos estados de São Paulo e Goiás, respectivamente*. Essa omissão de cuidado faz com que a qualidade do ensino não melhores e que não exista estímulo para a formação de professores.
Contudo(,) essa contrariedade está longe de ser solucionado solucionada, uma vez que a instrução de crianças, jovens e até adultos não é valorizada, nem os educadores são respeitados pela sociedade em razão dos baixos salários e falta de incentivo para novos profissionais. O ensino continua elitizado(,) além da péssima infraestrutura das instituições públicas.
Logo(,) para resolver este problema, Estado e sociedade devem trabalhar juntos. O Ministério da Educação em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, devem criar projetos e financiar programas para aperfeiçoar (a) infraestrutura das instituições e incentivar (a) qualificação de profissionais. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, deve administrar melhor (o) investimento federal na educação, já a Secretaria da Comunicação Pública(,) em conjunto com a mídia(,) deve criar propagandas de incentivo a à educação voltadas as às crianças e aos pais, além de programas que conscientizem sobre a realidade educacional do país, das possíveis melhorias e incentive ao financiamento privado. As instituições particulares de ensino devem ajudar as públicas, por meio de palestras entre os profissionais e doação de material. As famílias devem acompanhar a vida escolar dos filhos(,) e, a sociedade (deve) respeitar os educadores.
Comentários do corretor
* Observe que trata-se de esferas diferentes. A União (administrada pelo Governo Federal) tem a logo, mas são governos estaduais que querem implantar essas medidas polêmicas. Essa correlação, portanto, não faz sentido.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase, à regência verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível se aprofundar na análise de dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |