O desenvolvimento de um país, tanto na criação de novas tecnologias quanto nas condições sociais, é o reflexo de uma boa educação. No Brasil, muitas pesquisas indicam pais satisfeitos com o nível de informação que seus filhos recebem na escola, e professores que se consideram aptas aptos a lecionar. Mas, se a situação das escolas brasileiras é tão boa assim, por que ainda somos um país atrasado que apenas importa novas tecnologias e que possui tantos problemas sociais?
Isso se deve ao fato das escolas e faculdades nacionais serem especializadas em formar bons técnicos, profissionais capazes de exercer somente a função para a qual foram treinados. Portanto, tais formandos não conseguem refletir sobre suas ações, graças à educação que receberam, na qual o principal objetivo é fazer o aluno decorar fórmulas, pois assim conseguirá alcançar o tão sonhado alto salário. Excluindo, então, a vontade própria do aluno, que deixa de pensar e começa a decorar conteúdos.
Há pouco tempo, tornou-se obrigatório o ensino de sociologia em todas as escolas brasileiras, o que traz esperança de que os alunos recuperem o direito de pensar e refletir. Mas, essa medida só dará resultados se os professores estiverem bem preparados e derem oportunidade para discussões em sala de aula, fazendo uma ponte do que aconteceu no passado e o que está acontecendo no presente, deixando de fora o lado estritamente teórico.
Entretanto, nenhum professor fará o aluno aprender se este não estiver disposto a tal coisa. É indiscutível que uma boa escola com um corpo docente competente já faz uma imensa diferença no aprendizado de uma pessoa, mas o aluno deve conscientizar-se de que ele próprio deve procurar o conhecimento, pois se não fizer isso ninguém fará por ele.
Portanto, a escola deve propor momentos de reflexão sobre a sociedade, formando, assim, o caráter de seu aluno. Quando isso não acontece, enfrentamos o "relativismo moral": as pessoas tornam-se ótimas profissionais, mas não sabem distinguir o certo do errado, construindo, então, uma sociedade cheia de problemas como a nossa atual. Logo, apenas uma boa educação pode melhorar um país social e economicamente, e é disso que o Brasil necessita.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, mas e possível citar dados concretos e atuais sobre o assunto para ilustrá-lo melhor.
Continue exercitando sua escrita.
Obs: Esta mesma redação está disponível neste link: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u325.jhtm
Como no link não dá pra saber quem é o autor da mesma, o Banco de Redações optou por corrigi-la. No entanto, caso não seja você o autor deste texto, saiba que cópias zeram redações e que este espaço deve ser bem aproveitado para treinar seus conhecimentos e habilidades escritas, portanto a cópia nada agrega ao aprendizado.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |