Atualmente, no Brasil, a grande maioria das crianças frequenta a escola, porém pesquisas mostram que uma parcela considerável delas não sabe nem ler quando atingem o 5º ano do ensino fundamental(,) e o analfabetismo funcional atinge considerável parte da população. Isso mostra que(,) apesar de muito abrangente, o sistema escolar brasileiro é falho com relação à qualidade do ensino.
Essa má qualidade é causada por inúmeros fatores, dentre eles o baixo salário dos professores, que sentem-se desmotivados e, por isso, não trabalham adequadamente. Deve-se considerar também a seleção desses profissionais, que frequentemente passam nos concursos mas não têm uma postura adequada para lecionar, desmotivando os alunos e/ou dificultando sua compreenção do conteúdo das aulas.
Apesar disso tudo, a culpa não é apenas dos profissionais da educção, mas também dos pais, que não ensinam os filhos sobre a importância da escola, muitos deles não estão cientes de como é o desempenho do filho na escola, ou se preocupam apenas com as notas. Isso faz com que o aluno se preocupe apenas com os números e não com o aprendizado em si, ou com a utilidade do conteúdo estudado.
Por tudo isso, são necessárias diversas medidas para resolver o problema da educação no Brasil. Dentre elas, deve-se aumentar o salário dos professores, para que esses trabalhem melhor e para que a profissão seja mais valorizada. O ministério da educação deve tambem renovar o sistema de seleção dos professores, avaliando seu desempenho em sala de aula, para que sejam contratados profissionais mais aptos e competentes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas um pouco superficial, sem se aprofundar em dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |