A educação brasileira e os desafios da nova geração . Hoje a fase atual do país se divide em desigualdades e direitos, nessa divisão está a educação , na qual vem sofrendo alterações no aprendizado , ou seja, sofre com problemas sociais , econômicos e consequências da má organização política.
Em 2012 o Brasil ficou entre os últimos colocados no exame da do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) , comparado com os outros países , o investimento brasileiro foi o mais baixo. Assim , aumentaram as rendas com o novo projeto , " Brasil uma Pátria Educadora"(,) mas pesquisas indicam que tanto crianças quanto adolescentes saem da escola sem o desempenho esperado ou nem acabam o fim do ciclo estudantil.
Outro ponto que desencadeia esse desafio é a desvalorização do professor , eles são os que proporcionam o desenvolvimento da sociedade, ou melhor, que através de seus conhecimentos educam crianças para um futuro mais rico , eles são um dos pontos de partida para que os alunos consigam as condições necessárias para um aprendizado bem-sucedido.
No final do ano de 2015 , estudantes e professores de escolas públicas protestaram contra o fechamento das escolas , foi um dos movimentos que pararam a Avenida Paulista em São Paulo.Os jovens reconhcem seus direitos e buscam com toda a confiança a mudança do país.
Enfim , cabe ao governo e também (a) todos os educadores ( professores , pais) que proporcionem um ensino mais amplo para as crianças e adolescentes brasileiros, assim motivando o estudo e interesse de buscarem um caminho mais seguro e cheio de realizações ,compactuando com mudanças no Brasil e também ao no mundo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à regência.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |