Levamos uma vida muito agitada, é muito trânsito, trabalho, escola, tarefas domésticas e momentos de lazer. Agora, você já parou para pensar como seria fazer todas as suas atividades diárias sem saber ler e escrever? Complicado, não?! Mas essa é a realidade de milhares de pessoas no país.
Mesmo que nos últimos anos o Governo vem incentivando tenha incentivado os pais a matricularem e manterem seus filhos na escola, o principal problema é a qualidade da educação. São muitas escolas pelo país que não têm professores suficientes, seja pela falta de capacitação ou pelos salários baixos. E é inaceitável que um profissional de tamanha importância para um país receba um salário tão baixo e seja tão desvalorizado quanto é no Brasil.
Além de salários baixos, em muitas escolas, os professores ainda se deparam com a falta (de) material didático, que quando tem, é preciso dividir por que porque não tem quantidade suficiente para todos. Sem contar que professores tiram dinheiro do seu próprio bolso para pagar xerox, por que porque querem proporcionar o mínimo de qualidade no ensino.
Outro grande e grave problema é a falta de um espaço digno para acomodar alunos e professores. São muitas escolas que não têm salas suficientes, que as carteiras estão inutilizáveis, não tem um ventilador e até mesmo escolas que mandam seus alunos embora na hora do intervalo por falta de merenda.
Apesar de muitos desafios para a educação ser de qualidade no Brasil, com um bom profissional capacitado, materiais de qualidade para os alunos, uma boa estrutura com condições de acomodar a todos, e principalmente, um salário que valorize e motive os professores, a educação pode sim melhorar no pais.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível aprofundar mais a discussão, explorando dados atuais e concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |