O Iluminsmo verde e amarelo - Banco de redações


Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Enviada em: 22/05/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Será que os Estados Unidos seria essa potencia mundial,caso não houvesse investido em infra-estrutura?A resposta é sem sombra de dúvidas não.Nenhum país torna-se desenvolvido ,sem que haja uma base fortalecida.Caso quisermos finalmente sair da emergência precisamos investir em infra-estrutura,isso significa olhar para as necessidades de nossa nação , é neste quesito que a Usina de Belo Monte enquadra-se.

Desta forma o Brasil passa a olhar a Amazônia com seu devido grau de importância.É veraz que a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo, custará muito dinheiro para os cofres públicos(estima-se um valor de 19 bilhões).Também é inegável que cerca de 50 mil pessoas iram ter de deslocar-se devido a gigantesca construção, isso sem contar os temíveis “impactos ambientais”. Em contrapartida o país verde e amarelo poderá crescer 6% ao ano, e 26 milhões de pessoas serão beneficiadas com este projeto.

Para haver progresso são necessárias mudanças,cidadãos sofreram as conseqüências a princípio, não obstante no final todos saem ganhando. O principal argumento dos que são contra a hidrelétrica é o fato da destruição do meio ambiente. Todavia isso já vem ocorrendo em proporções avassaladoras no pulmão mundial,com ou sem Belo Monte.Todo o processo desde a construção até o seu devido funcionamento gerara muitos empregos, e sem sombra de duvidas muita fiscalização,conseqüentemente o contrabando de animais e de madeira,tornara-se algo dificultoso e inviável.Assim a Usina ganha dois papeis auxilia a diminuição dos impactos ambientais, e ainda leva energia elétrica para brasileiros que continuam literalmente vivendo como Lampião.

O principal efeito de tudo isso é que a Amazônia sai do escuro, e isso desagrada a muita gente. Os americanos não estão fazendo protestos porque querem a “preservação ambiental”,agem dessa forma justamente pelo contrário ,desejam explorar a enorme riqueza de nossa floresta, em beneficio próprio.

Para tanto Belo Monte é um movimento nacionalista, afinal o primeiro passo para uma nação mais humana é dar condições dignas de vida para todos. Deixando finalmente para trás os antigos valores de subordinação dos tempos da coroa , lançando assim um iluminismo com “jeitinho” de Brasil.

Comentários do corretor


IRÃO

ESTRUTURE MELHOR AS SUAS FRASES. USE PRONOMES OU CONJUNÇÕES PARA LIGAR UMA IDEIA A OUTRA OU MESMO O PONTO FINAL.

COMENTÁRIO:
Seu texto possui um grande problema quanto à estruturação. Você expõe as idéias sem interligadas de maneira eficiente, deixando seu texto confuso. Cuidado! Isso empobrece a sua produção. Procure argumentar mais para que seu texto não fique superficial. Dê a sua opinião sobre o assunto de maneira crítica e convincente, ganhando credibilidade com o leitor. Leia sempre mais e pratique.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente