O Brasil vem expandindo há anos a escolarização de suas crianças entre 6 e 12 anos de idade e hoje tem a invejável marca de 98% de matrículas nesta faixa etária, contudo 34% chegam ao 5° ano do ensino sem conseguir ler. As soluções para melhorar a qualidade do aprendizado no ensino básico, já se sabe(,) que envolverá envolverão toda a sociedade.
Para se ter uma ideia real do desafio que temos, fica aqui um exemplo: um cidadão que tem o privilégio de ser um dos 8 únicos em cada 100 pessoas no Brasil a ter o nível pleno de alfabetização tenta ajudar um cliente de empresa aérea que está com dificuldades em saber por quê perdeu seu voo. No guichê a atendente explica ao cliente que seu bilhete era para a zero hora do dia 23 e não do dia presente. O cidadão percebeu, de pronto, que o cliente entendeu 00h do dia 23 como sendo meia-noite do próprio dia 23, enquanto na verdade seria meia noite do dia 22(,) que é a 00h do dia 23. O cliente ficou com um prejuízo de 800 reais de passagem por não ter aprendido a ler as horas no relógio. Para ajudar um pouco mais, o cidadão plenamente alfabetizado tenta evitar outro problemão ao cliente prejudicado e pergunta à atendente do guichê qual o prazo de antecipação de check-in. Quem se enrolou desta vez foi a atendente, ela não entendeu a pergunta por não saber o significado de antecipar. Foi preciso reelaborar até ela entender.
Só exilados da realidade não são capazes de correlacionar a qualidade do ensino prestado com o desempenho profissional dos professores. A educação sempre foi e sempre será protagonizada pelos professores, portanto cabe a eles exigirem uma formação mais atrelada a à realidade das salas de aulas lotadas, com crianças de níveis sociais e de exposição a à leitura diferentes. A meta tem que ser apenas uma: estar preparado profissionalmente para alfabetizar plenamente suas crianças na linguagem matemática que as levarão a descobrir padrões e fazer deduções pertinentes através da lógica(,) e na língua pátria, pois ler é a base para aprender todas as disciplinas. Tudo isso na idade ideal.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |