Ao afirmar que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, Nelson Mandela deixa clara a importância que o processo educativo tem na transformação cultural e social dos indivíduos. No entanto, o Brasil segue na contramão daquilo que é comum em países desenvolvidos, uma vez que, ao longo da história, o país ostenta incríveis 14 milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade. Fato que reafirma a falta de investimento pertinente na educação.
Na primeira metade do século XX, a nova Constituição Federal determinou que o processo educativo deveria ser visto como um direito de todos, devendo ser ministrada ministrado pela família e pelos Poderes Públicos. Partindo deste ponto, a aprendizagem no país entra em conflito com a realidade vivida na Era Moderna: a revolução tecnológica e consequentemente cultural. Em meio a tantas transformações, os profissionais da Educação se deparam com uma verdadeira discrepância entre a evolução e o retrocesso.
O grande desafio a ser enfrentado na educação é a evasão escolar, que está diretamente ligada as às questões familiares e a à falta de estrutura, - social e psicológica -, principalmente na defasagem do discente diante do conteúdo exposto. O mundo está Globalizado, e o uso de conhecimentos tecnológicos avançados dentro das instituições de ensino são primordiais para formar cidadãos aptos a ingressar no novo mercado de trabalho. A exemplo de potências mundiais como, Estados Unidos e Japão, onde tablets e laptops fazem parte do material didático.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. É preciso que o Ministério da Educação(,) junto às escolas(,) agreguem no currículo escolar a Educação Tecnológica, com ideias que instiguem a voracidade em absorver novos conhecimentos, procurando auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula. Assim, o discente aprende a pesquisar novos conhecimentos com materiais que facilitam a troca de informações instantâneas, contribuindo para a construção de uma nação cada vez mais democrática. Pois já dizia Immanuel Kant: “O homem é aquilo que a educação faz dele”.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |