Escolas decadentes. Professores desmotivados. Alunos desinteressados. Esses fatores configuram o sistema educacional brasileiro marcado pelo completo descaso e desinteresse das autoridades estaduais. Nesse âmbito, vale ressaltar a ineficácia das políticas de fiscalização exercidas pelo estado em preservar as verbas destinadas à educação, com o desencadeamento de um cenário caótico no qual os alunos são as principais vítimas.
O Brasil não é um país que valoriza a educação devido ao seu histórico cultural e social. Proveniente de uma sociedade patriarcalista, escravista e latifundiária(,) o Brasil era essencialmente uma colônia de exploração voltada para o comércio exterior. Dessa maneira, as instituições governamentais ao longo da história brasileira priorizaram a economia em detrimento da educação, não incentivando de forma devida a população a buscar pelo conhecimento. Como resultado disso temos uma nação que se destaca como potência no cenário econômico mundial, mas mendiga melhores condições educacionais para seu povo. Logo, é emergencial que as elites sociais detentoras de conhecimento possam propagar o acesso à educação através dos meios de comunicação e mídias tecnológicas, destacando a importância da leitura com o intuito de intelectualizar as gerações posteriores.
A corrupção das verbas escolares se constitui como fator inerente ao agravamento da problemática mencionada. Apesar de a corrupção estar embutida no cotidiano brasileiro em altos ou baixos níveis, é necessário que a população esteja consciente das suas escolhas políticas de modo a não prejudicar o desenvolvimento educacional de seus filhos. O fortalecimento das politicas de fiscalização referentes à educação é primordial no oferecimento de espaços escolares dignos, remuneração justa e adequada aos professores e alunos interessados pela leitura e pelo saber.
Por fim, é intrínseco que a sociedade possa ser impulsionada a buscar pela educação, através de condições dignas de estudo proporcionadas por políticas eficientes de fiscalização aliada ao entendimento da importância da educação na cultura brasileira pelas instituições intelectuais que regem nosso país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Contextualiza bem o tema proposto, além de estar bem estruturado, claro, coerente e crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |