Atualmente sabe-se que a luta por acesso à educação, já se arrasta por décadas. Contudo, o abismo entre analfabetismo e educação continua presente no dia a dia. Diante disso, deve ser levantado devem ser levantadas tanto questões que expliquem o surgimento de tal problema, como questões para resolver o mesmo. Afinal, o lema da bandeira do nosso país não é: Ordem e Progresso?
A desigualdade educacional provém também da desigualdade social, como por exemplo, em décadas passadas, apenas ricos tinham acesso à educação. No entanto, nos dias de hoje, essa desigualdade se faz presente nas escolas públicas e privadas, onde, os melhores profissionais atuam nas instituições particulares. Sendo assim, isso notório, nas cotas de vestibulares para as faculdades.
Outro problema maior é a desistência de crianças e jovens do estudo escolar. Tal fato, tem por ocorrência nas ocorre mais nas redes públicas de educação, devido a circunstância de que por serem gratuito gratuitas, essas crianças e jovens abandonam o ensino para trabalhar e(,) assim(,) ajudar a garantir o sustento da família.
É de conhecimento geral, que o governo nos dias atuais possui vários projetos que disponibilizam maior acesso à educação. Estes mesmos visam aumentar a escolaridade e diminuir o analfabetismo no Brasil. Entretanto, falta incentivos à a essas pessoas de como isso reflete de forma positiva no seu futuro e no do seu país. Logo, não será deixando os estudos que a família terá uma condição financeira melhor.
Primeiramente(,) para amenizar essa luta, o governo e os profissionais devem ter um posicionamento melhor à diante dessa realidade social. Com efeito, a qualificação do professor deveria ser a mesma para qualquer rede de ensino, diminuindo assim esse abismo existente, (.) bolsas de renda financeira deveriam ser dadas às famílias carentes para (que) aqueles que largaram a escola possam ter a chance de terem um futuro profissional e(,) além disso, novas campanhas de escolarização devem (ser) divulgadas por meio da sociedade e de orgãos públicos para que a sociedade perceba que todos podem estudar em um único nível.
Segundo Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros. Em resumo. Se tais problemas forem sanados, a Ordem será um país com uma escolaridade igualitária e o Progresso será um país mais alfabetizado. Basicamente, resolvendo a desigualdade social, resolverá será resolvida também a desigualdade educacional, solucionando(,) assim, os desafios na educação.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém é possível desenvolver uma argumentação mais objetiva, com frases melhor estruturadas e diretas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |