Agressão Ambiental: Os interesses governamentais e empresarias quando falamos de devastar a natureza.

Banco de Redações

Tema: Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Redação enviada em 22/05/2010

PUBLICIDADE

A construção da hidrelétrica de Belo Monte no curso do Rio Xingu é um assunto bem discutido entre duas classes, sendo defensoria ambiental (formada por ambientalistas e índios que estão defendendo nosso meio ambiente) e a de infra-estrutura (formada pelo governo e especialistas que estão defendendo a importância do empreendimento). Essa discussão aborda dois fatores importantes que são o grande impacto ambiental e importância energética que essa transformação irá gerar.

É evidente que com a construção da usina de Belo Monte será devastada a fauna e flora da Amazônia na região do Rio Xingu, e com isso mudaria completamente o habitat natural de cada animal vivente nesta região prejudicando a cadeia animal.

Lembramos também que com a implantação da hidrelétrica no Rio Xingu os animais sofrerão, pois haverá uma mudança brusca do meio de vida animal fazendo com que muitos deles desloquem para outras regiões e se refugiem, ou até mesmo acabem sendo massacrados com a dificuldade de adaptação do novo local. Podendo muitas das vezes serem exterminados pela força humana, ou seja, invasão do homem na natureza que instalam máquinas e aparelhagem para a construção de uma usina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ademais os índios são um dos grandes prejudicados por esse empreendimento, pois as tribos teriam que mudar toda sua cultura de sobrevivência como caça, colheita e agricultura e até mesmo a social, pois muitos viveram nesta área indígena a vida inteira e quando menos esperam, surgem forças governamentais que muitas vezes vão além da sua autoridade e forçam situações para que os índios se mudem e possam fundar tribos em outras regiões.

Em suma a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu não é a melhor opção de desenvolvimento, pois se aceitarmos essa modificação no nosso meio ambiente sofreremos muito em um futuro próximo com a devastação da natureza e dos animais. Podemos conseguir um maior desenvolvimento energético através de outros meios sem agredir a natureza tais como: usinas termoelétricas, eólicas, solares e até mesmo de uma inovadora forma de energia chamada maremotriz.

Comentários do corretor


NÃO USE PONTO FINAL NO TITULO; DEPOIS DE DOIS PONTOS (:) INICIE COM LETRA MINÚSCULA

CUIDADO COM OS PERÍODOS LONGOS

COMENTÁRIO:
Seu texto está muito bom. Boa linguagem, bom conteúdo e boa estrutura. Cuidado apenas para não cair no senso comum. Procure exemplos, dados e estatísticas que valorizem a sua produção e reforcem a sua opinião, ganhando credibilidade com o leitor. Não tenha medo de ousar. Atente-se aos períodos longos, eles confundem o leitor.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES