Muito se discute a importância da Educação no Brasil, mas pouco se faz para que melhore. Atualmente é assustador o número de crianças e adolescentes que vemos fora da escola, muitos até engajados no mundo do crime. Mas será que a culpa é das crianças ou do governo que pouco investe?
Segundo pesquisa*: "Apenas 8% das pessoas em idade de trabalhar são consideradas plenamente capazes de entender e se expressar por meio de letras e números". Isso não é nada bonito para o Brasil, ainda que seja um país em desenvolvimento, educação em primeiro lugar. Educação move o mundo. Agora(,) por falta de investimentos, vivemos em um mundo marginalizado, sem estrutura, por falta de talvez um simples investimento.
É muito comum vermos professores em greve por falta de condições trabalhistas, por falta de salário. Apesar de muito estudar(,) o professor(,) para o governo(,) parece não ter o seu papel reconhecido. Já são mais de 40 anos que a desde o começo da expansão da escolarização básica no país começou, e ainda vivemos nesse caos. Não é nada legal para o Brasil ser o 53º em educação em meio a 64 países avaliados.
Levando em consideração esse espelho da atualidade(,) somos levados a acreditar que o país não mudará por tão cedo. Pois não há como haver mudança se ninguém se propõe a mudar. É obrigação do governo, mas também é direito do cidadão cobrar. Então, que o abra logo os seus olhos para a realidade.
Comentários do corretor
* que pesquisa? Procure citar a fonte ou vá direto ao ponto: "Apenas 8% das pessoas..."
Atenção à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |