Ameaças e atos de violência contra professores são comuns em nossas escolas. Segundo a Unesco, 50% do corpo docente de São Paulo e 51% de Porto de Alegre já relataram terem sofrido algum tipo de agressão.
(Ainda) De acordo com pesquisa de da Unesco, 53% dos colégios particulares não tomam os cuidados básicos para evitar incidentes violentos nem para proteger alunos e professores.Na rede pública(,) esse número sobe para 65%.Segundo (os) pesquisadores da Unesco,violência nas escolas significa:agressões,roubos e assaltos,estupros,depredações,porte de armas e discriminação racial e (.) ainda segundo o a pesquisa,70% dos alunos que possuem armas já as levaram para escola(,) e os estudos conclui que um aluno não está mais seguro na sala de aula do que na rua.
E sobre á A educação no Brasil e precária,talvez seja coincidência ser (um) país subdesenvolvido.Um dos maiores problemas é a desvalorização do professor.São poucos professores que ganham um salário digno de seu trabalho.No ensino fundamental(,) por exemplo,estima-se que mais da metade do professores não tenham ensino médio completo.Assim(,) fica mais difícil exigir que alunos tenham boa formação para enfrentar processos seletivos,uma faculdade,em fim enfim,a vida.Claro que existem exceções,em que escola e professores são de boa qualidade e qualificação,na rede pública de ensino.
Contudo(,) em escola privada que o professor ganha mais,o aluno aprende mais,e podem contar com uma infraestrutura boa.O que em escola pública não acontece com frequência,devido á à falta e do desvio de verbas,em fim enfim,investimento na educação.Os pais também são de grande importância para a formação profissional dos seus filhos.Incentivo a à leitura,ajuda,apoio moral e a presença dos pais na vida escolar do filho é fundamental.Mas geralmente não é isso que se vê por aqui.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, mas é possível desenvolver um texto mais objetivo, com menos repetições de termos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |