Educação vem de berço - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 07/03/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Saber ler não é o suficiente, é preciso saber interpretar. Existem alguns tipos de analfabetismo(,) entre eles: o nulo, rudimentar e nível pleno. Um estudo feito entre os anos 2001 a 2005 pelo INAF (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional) (revela que) a maior parte da população inclui-se no nível de analfabetismo rudimentar, que são pessoas que localizam informações simples, leem e escrevem números de forma frequente. Também existe um diferencial que são os de níveis proficientes, estes compões compõem a minoria (da) população: São são aquelas pessoas aptas a discernir qualquer tipo de informação e desenvolvê-las com exatidão.

A maior parte das pessoas consideradas analfabetas(,) que não sabem ler ou escrever(,) se encontram em lugares mais pobres, onde a informação é de pouco acesso e a educação em questão de alfabetização é quase zero. Não muito distante, em grandes centros urbanos(,) o analfabetismo também é escasso, não por que porque os jovens não tenham acesso a à educação, mas porque(,) por si próprios(,) não (a) buscam da maneira como convém.  A era digital(,) onde o acesso é fácil e rápido, uma geração crítica, intolerantes, possuem possui uma habilidade incrível quando o assunto é tecnologia*.

Será que, quantos jovens dessa nova geração conhecem a fundo a cultura de sua nação? Ou, quantos já foram a um museu por diversão e ter trocado por um cinema? Quantos pegaram um jornal para ler não apenas notícias ruins mas para aprender mais da política do País?  Perguntas aos por meio das quais vemos que são poucos os que praticam novos hábitos.

A educação é sim um pilar essencial para formação de pessoas proficientes. Porém, não é uma tarefa apenas da escola, não dos professores que por vezes se sentem menosprezados por faltas de incentivo. Educação é feito feita por um simples gesto de solidariedade. Por vezes, sempre existirá desigualdade enquanto a própria sociedade não buscar por aquela “educação de berço”(,) onde na qual a liberdade de expressão termina onde começa a do outro. Educação não é apenas ler e escrever, é também atitude.

Comentários do corretor


* Esta frase está mal elaborada, as ideias parecem estar desconexas. Reveja.

Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto, porém é preciso empregar uma linguagem um pouco mais formal, além de desenvolver um raciocínio claro e coerente em todo o texto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente