"Brasil, pátria educadora", esta frase publicada pelo governo brasileiro com objetivo de informar que é para todos e ainda com recursos do bolsa escola para reforçar a idéia inicial. Com pessoas tão heterogêneas é possível educar todos?
Das histórias coloniais até as contemporâneas sobre a corrupção, há quase meio milênio, nas escolas que causam espanto em muitas pessoas desmotivadas para mudar a situação, ou por desconhecimento, ou negativismo ou porque faz parte da turma quanto pior melhor.* Para quebrar a corrupção(,) há professores que praticam a história: de “O menino e as estrelas do mar” a cada pessoa educada, ele diz: “este vai fazer a diferença!”.
A falta de uma cultura sólida e consistente desenvolve um brasileiro com muitas ilusões positivas, sobre qualquer estrangeiro que chega com algumas moedas e constroem constrói grandes impérios, seus filhos ganham educação internacional e(,) ao voltar para o Brasil(,) é para mandar nas classes desfavorecidas. Feliz do professor que consegue estimular o aluno para o autodidatismo.
Apesar da propaganda de estímulo ao ensino no Brasil, que algumas pessoas são privilegiadas com o verdadeiro ensino. Para garantir à maioria dos alunos a qualidade do ensino, basta eliminar a corrupção que corrói dinheiro, materiais e estruturas necessárias para educação(,) e, também estimular o desenvolvimento cultural brasileiro.
Comentários do corretor
* Frase mal construída. O sentido do que se quer dizer não está claro, talvez por falta de pontuação devida ou de organização do raciocínio mesmo. Reveja.
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial e pouco clara. Desenvolva um raciocínio melhor estruturado e com mais dados relevantes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |