A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou, no início do ano, o relatório sobre o rendimento escolar de 64 países, sendo que o Brasil ficou entre os dez piores do mundo com rendimento baixo nas áreas de matemática, leitura e ciência, (.) podemos perceber que isso é um reflexo da péssima qualidade do sistema educacional brasileiro, tal problema é gerado pela falta de investimento do governo e causa danos socioeconômicos ao país.
É possível afirmar que, a presidente Dilma propôs no início do seu segundo mandato uma medida que destinava a reserva dos recursos do pré-sal para financiar a educação, entretanto, a realidade atual apresenta escolas em situação precária, professores desvalorizados e com baixos salários, superlotação de alunos por sala. Tais fatos comprovam a falta de um real investimento ou a ausência de medidas na qual os cujos efeitos sejam imediatos ou de curto prazo.
Além disso, essa falta de atenção e apoio por parte do poder político tem conseqüências que atingem diretamente a sociedade, (.) Paulo Freire disse que a educação não transforma o mundo, a educação transforma as pessoas e elas que irão mudar o mundo, (.) as dificuldades presentes nessa área dificulta e desmotivam grande parte dos alunos que terminam o ciclo escolar com grandes índices de analfabetismo funcional ou acabam deixando os estudos antes de se formarem, (.)sendo a escola a principal auxiliadora na formação de um indivíduo e do seu senso crítico(,) a ausência dela é prejudicial, pois afeta a geração de adultos conscientes sobre as questões sociais, políticas e econômicas do país e incapacitados para um mercado de trabalho que cada dia mais exige um nível superior ou técnico de ensino.
A educação no Brasil tem, portanto, muitos obstáculos que serão superados com um investimento maior do Governo Federal* em recursos para equipar as escolas com laboratórios, computadores e bibliotecas, diminuir a quantidade de alunos por sala, aumentar os salários dos professores e avaliar as competências desses profissionais antes de contratá-los, e diminuir as desigualdades sociais investindo tanto no ensino básico quanto em cursos pré-vestibulares para maior ingresso da classe baixa nas universidades(.) aliado a isso(,) é necessário necessária maior participação familiar na vida escolar do aluno, incentivando assim a melhoria do seu aprendizado.
Comentários do corretor
* Aqui é importante lembrar que, além do governo federal repassar recursos, também há a operacionalização e o investimento dos Estados (em nível médio) e dos municípios (em nível fundamental) nas escolas. A educação é dividida entre estes três poderes.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e informativa, com dados pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |