É possível afirmar que a educação brasileira, passa por sérios desafios, utilizando metodologias arcaicas. Mas também a há satisfação com tudo que é apresentado, como também a participação da sociedade no meio educativo, mas ainda a pessoa que vai em busca de ensinamentos, deseja se tornar sábia, e não submissa ou alienada, aos valores e aprendizados que lhe são passados.*
No que se refere a à metodologia, pode se perceber percebe-se que está havendo pouca inovação, comos os docentes estão satisfeitos, acomodados, com o conhecimento utilizado no sistema de ensino, pois veio do passado, porque não estão sendo humildes de reconhecer que tudo que se sabe é pouco, como dizia o grande filósofo grego Socrátes: " Só sei que nada sei". Não só a falta de busca por conhecimento e a incapacidade de mudar e reinventar, mas também falta de oportunidades de capacitação colaboram para o defasamento da educação brasileira(,) que ocupa a posição 53º do total de 65º países, (de acordo com) levantamento feito pelo PISA ( Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).
Relativo à educação, é possível afirmar que há pessoas, vendo sobre uma ótica diferente que ensinar é domesticar o indivíduo, todavia, deve - se criar os seus própriso próprios valores, mostrando a todos que ninguém é animal para ser domesticado, e mostrar que todos têm direito a à educação de qualidade(,) independente das suas diferenças no meio social, principalmente as crianças, tirando elas tirando-as de um mundo das drogas, violência, prostituição, incluindo - as na sociedade contando com a participação efetica efetiva dos pais desde o início na educação(,) para que (a) familia e escola caminhem juntos.
Dessa forma, o diálogo entre as lideranças políticas, família e escola, é de extrema importância para que se aplique políticas públicas com a inovação sempre na metodologia de ensino, programas de capacitação com mais acessibilidade, cobertura de área contéudo**, bem como campanhas publicitárias no incentivo para participação de todos na educação.
Comentários do corretor
* Trecho confuso. Talvez por falta de pontuação adequada, mas isso afetou a compreensão do primeiro parágrafo.
** cobertura de área conteúdo? Confuso.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma crítica, mas falta clareza em diversos trechos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |