A educação no Brasil se tornou um mercado para o ensino privado, enquanto para o governo, uma forma de se enaltecer perante os cidadãos. Porém, a realidade das escolas no país não é tão boa como mostradas nos comerciais e anúncios publicados por ambos os campos da educação. Para que colégios e faculdades se tornem realmente âmbitos de transformação social, seus próprios administradores precisam mudar e pensar além de números e cifrões.
Para que esse fato seja exemplificado, basta olhar os diversos "outdoors" de colégios e faculdades privadas. O destaque não é colocado para as plataformas de ensino ou para a qualidade dos professores. O mais chamativo dessas propagandas são os números de aprovados em concurso ou na própria instituição. Está havendo uma educação robotizada, onde o aluno aprende para ser aprovado em testes e avaliações, seguindo roteiros e não sendo formados para a vida.
Mas não é só a esfera privada que possui graves problemas. A educação pública tem alunos com mais de 14 anos que ainda não sabem ler, segundo pesquisas do IBOPE. Entretanto, ao mesmo tempo, o governo lança nas mídias os altos patamares que seu ensino se apresenta. Alçado Além a disso, houve as aprovações automáticas em diversos estados do país, no qual nas quais o estudante(,) independente da frequência e das notas, era aprovado em seu colégio público. Os números de repetentes diminuíram, evidentemente, – algo que era exposto pelo governo, na época - mas a deficiência acadêmica só aumentou. O jovem não se via interessado em aprender, já que sabia que seria aprovado. E apesar de ter sido extinguido extinguida das escolas, a aprovação automática deixará seus rastros por muito tempo, já que muitas crianças e adolescentes, muitos deles analfabetos, se formaram através desse projeto.
Logo, é notável que as aparências são os grandes interesses para quem coordena a educação no Brasil. Um ensino de qualidade é aquele (em) que o aluno ascende intelectualmente através do dinamismo nas aulas, sendo preparados não só para as provas, mas também para a vida(,) com a ajuda de professores qualificados e ambientes de apoio acessíveis, como livrarias e bibliotecas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego de preposições.
Bom texto. Aborda o tema proposto por uma perspectiva original e que foi bem desenvolvida na argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |