Educação pra dar e vender - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 04/03/2016

Status:

Corrigida
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A educação no Brasil se tornou um mercado para o ensino privado, enquanto para o governo, uma forma de se enaltecer perante os cidadãos. Porém, a realidade das escolas no país não é tão boa como mostradas nos comerciais e anúncios publicados por ambos os campos da educação. Para que colégios e faculdades se tornem realmente âmbitos de transformação social, seus próprios administradores precisam mudar e pensar além de números e cifrões.

 Para que esse fato seja exemplificado, basta olhar os diversos "outdoors" de colégios e faculdades privadas. O destaque não é colocado para as plataformas de ensino ou para a qualidade dos professores. O mais chamativo dessas propagandas são os números de aprovados em concurso ou na própria instituição. Está havendo uma educação robotizada, onde o aluno aprende para ser aprovado em testes e avaliações, seguindo roteiros e não sendo formados para a vida.

Mas não é só a esfera privada que possui graves problemas. A educação pública tem alunos com mais de 14 anos que ainda não sabem ler, segundo pesquisas do IBOPE. Entretanto, ao mesmo tempo, o governo lança nas mídias os altos patamares que seu ensino se apresenta. Alçado Além a disso, houve as aprovações automáticas em diversos estados do país, no qual nas quais o estudante(,) independente da frequência e das notas, era aprovado em seu colégio público. Os números de repetentes diminuíram, evidentemente, – algo que era exposto pelo governo, na época - mas a deficiência acadêmica só aumentou. O jovem não se via interessado em aprender, já que sabia que seria aprovado. E apesar de ter sido extinguido extinguida das escolas, a aprovação automática deixará seus rastros por muito tempo, já que muitas crianças e adolescentes, muitos deles analfabetos, se formaram através desse projeto.

Logo, é notável que as aparências são os grandes interesses para quem coordena a educação no Brasil. Um ensino de qualidade é aquele (em) que o aluno ascende intelectualmente através do dinamismo nas aulas, sendo preparados não só para as provas, mas também para a vida(,)  com a ajuda de professores qualificados e ambientes de apoio acessíveis, como livrarias e bibliotecas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego de preposições.

Bom texto. Aborda o tema proposto por uma perspectiva original e que foi bem desenvolvida na argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente