As escolas públicas brasileiras estão deixando de ser um lugar um lugar tranquilo e seguro, os pais estão mantando mandando seus filhos para escola com medo da violência e ser professor virou profissão de risco, não é difícil encontrar um que já foi ameaçado, agredido física e verbalmente em sala de aula.
Os brasileiros ainda não descobriram onde fica essa “pátria educadora” que o governo federal ama anunciar em suas propagandas para a televisão. De fato existem boas escolas publicas no país(,) porém não chegam a ser a metade. A sensação de muito estudante em relação ao já famigerado lema é de ironia, ele sua soa como uma péssima piada de mau gosto e é motivo de chacota por parte da população que não é cega.
A realidade vivida pelos estudantes de escolas públicas do Brasil e é bem diferente da qual o Estado anda divulgando. Em menos de um mês de aulas os alunos já têm que enfrentar paralizações, não tem material didático para todos , os professores ganham muito pouco e ainda têm que tiras tirar do seus salário para comprar matérias materiais, como pilotos para que possam dar aula.
Se nas cidades os problemas já são muitos(,) nas zonas afastadas a situação e é bem mais grave, (.) os alunos têm que deixar de ir para escola por que porque não tem lanche, professores, as às vezes não têm teto(,) portanto não podem ir há aulas em dias de chuvas, faltam transporte e(,) para remediar o problema(,) as prefeituras transportam os estudantes em pau-de-arara(,) como se as crianças fossem animais.
Não é só melhorar a estrutura das escolas, temos que fazer com que as crianças sintam prazer em ir aprender, que os professores acordem com vontade de ensinar sabendo que o trabalho não será em vão. A sociedade também tem um papel fundamental para a melhoria das escolas públicas, os pais precisam ser ativos nas escolas e creches em que seus filhos estudam e entender que oferecer educação de qualidade e é obrigação do governo e não caridade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e a concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |