Os desafios da educação no Brasil são enormes! (,) Pois, só através da educação se muda uma sociedade. É preciso mais que vontade politica, é preciso uma transformação nacional, não basta aceitar, tem que transformar, reformular para(,) assim, construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e consciente de seus direitos e seu dever.
A educação brasileira a há anos é ultrapassada! Não por culpa dos professores e sim, por toda estrutura organizadora e negligente do sistema nacional.Com esse modelo obsoleto, perde-se tempo, dinheiro e motivação dos docentes e discentes. É hora de ver, ouvir e falar com os alunos, dialogar sobre expectativas de futuro, e ajudar a conquistar. Deve haver nas escolas profissionais capacitados para perceber a aptidão de cada um, para(,) assim, prepará-lo para o primeiro emprego. Com isso(,) ao invés desse indivíduo perder tempo estudando disciplina que não gosta e não irá usar em sua profissão. (,) Ele, automaticamente aprenderá com a prática e buscará com satisfação toda a teoria para ser cada vez melhor em sua escolha.
Motivação é a maior aliada desse desafio! Professores e alunos com incentivos, para sempre doarem o melhor de si. Os melhores alunos não ganham nada, nem os melhores mestre, e isso é injusto. Patrocinar e incentivar as artes, o esporte, a culinária e o intercâmbio cultural seria uma maneira muito inteligente de promover um mudança cultural e cívica no país.
O desafio, não é uma coisa ruim! É bom! Desde, que seja encarado olhando para o futuro! E ver perspectiva e coragem de mudar. Tem que investir na educação transformadora que da qual tanto o Mestre Paulo Freire falou. É preciso acreditar que somos capazes de formarmos cidadãos conscientes de seus valores éticos, respeitadores das diferenças,de reger a pátria com nosso propário Lema. O Brasil é de todos! É o nosso lar. Para vencer esse desafio a educação deve ser um direito,um dever e um prazer de aprender.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |