No que se refere aos desafios da educação no Brasil, pode-se perceber que, a precária qualidade de ensino das escolas públicas de nível fundamental e médio contribuem para o atual quadro de desigualdade social no país. (,) Tendo em vista, a desvalorização dos professores em consonância com a falta de incentivo e acompanhamento familiar dos alunos.
Nesse sentido, com os baixos salários pagos aos educadores, nota-se uma carência na quantidade de profissionais disponíveis no mercado, para exercer tal função. E os que se encontram atuantes, estão cada vez mais desmotivados, devido a à sua depreciação no mercado. (,) Tendo em muitos casos que trabalhar em duas ou mais escolas para ter uma boa remuneração.
Outro aspecto a ser considerado é a ausência de motivação familial familiar, onde quando os pais ou responsáveis não orientam as crianças e jovens, para (a) importância da educação. (,) Deixando para (a) escola ensinamentos que deveriam ser adquiridos em casa, gerando conflitos onde a falta de respeito e limites por uma parcela dos alunos contribui para a má formação do ensino nas escolas.
Sendo assim, para mudar a situação atual da sociedade brasileira, é preciso garantir melhores gratificações aos professores. (,) Visando seu reconhecimento, e seu importante papel na construção do futuro. É preciso também Uma maior participação dos responsáveis dos alunos, em sua vida escolar. (,) Mantendo um bom relacionamento com a instituição do mesmo. E com o auxílio de campanhas que inspirem as pessoas a lerem mais a cada dia, para formar uma nação mais desenvolvida, consciente e igualitária a todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e ao emprego de expressões coerentes com o contexto.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |