O Brasil apresenta um dos piores índices de educação no mundo. Diante disso, o governo brasileiro criou um programa que aumentou o número de alunos matriculados, porém, só, esse incentivo não é o bastante. Falta qualidade no ensino, valorização dos professores e investimentos na merenda escolar e na estrutura física das escolas.
Sem a merenda escolar, muitos alunos deixam de ir à escola. Isto acontece porque, para a maioria deles, essa é a única refeição que fariam por dia. E os que continuam estudando sofrem, também, com a falta de carteiras, iluminação elétrica e, até mesmo, com goteiras.
Porém, mesmo com todas essas dificuldades, muitos estudantes não deixam de ir à escola. Mas na sala de aula, os professores estão desmotivados, pois eles estão com os salários atrazados atrasados e não possuem o material didático necessário para dar às aulas. Com isso, fica difícil estudar e aprender.
É imprescindível que haja uma reforma nos projetos de educação brasileira. (,) Já que, é necessário melhorar a estrutura física das escolas e garantir a merenda diariamente. (,) Além de valorizar o trabalho dos professores, pagando-lhes um salário justo e sem atrazos atrasos. Dessa forma, o Brasil conseguirá melhorar a qualidade de ensino.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. Apesar disso, a discussão não extrapolou o senso comum e ficou superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |