Além da fome e da seca, o analfabetismo e o analfabetismo funcional, - ou seja, capacidade de decodificação, porém, com dificuldade de interpretação, - estão entre os grandes problemas do Brasil. Muitos alunos concluem o ensino fundamental sem o nível básico de aprendizado, uma das razões para o baixo IDH do país.
A desvalorização dos professores prejudica, de forma direta, o desempenho de muitas escolas. Com a desproporcionalidade do salário e o baixo empenho na qualificação dos mesmos, a atuação em sala de aula fica aquém do necessário. Tal fato acarreta em uma má formação dos estudantes.
Ainda mais Além disso, há uma crescente evasão dos alunos das escolas. Muitas vezes por dificuldades financeiras, são forçados a iniciar no trabalho infantil. Nesse contexto, são muitos os empregados sem especialização no futuro, saturando o mercando mercado de trabalho, entretanto, sem uma formação técnica.
São várias as problemáticas enfrentadas por instituições de ensino. Seria viável uma maior organização do ensino de todo o país, utilizando qualificação profissional, como também o maior investimento por aluno. Praticando tais requisitos básicos, o Brasil tende a se aproximar da didática inteligente tão aficaz no eficaz na Finlândia.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à regência verbal e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |