No filme "Laranja Mecânica", dirigido pelo cineasta Stanley Kubrick, o protagonista Alex é submetido a um processo de "reeducação social" massificador, despótico e desprovido de qualquer desenvolvimento crítico. Tal conjuntura é facilmente notada na educação brasileira, na qual muitos jovens são submetidos a um sistema muito mais exposto pelos professores que assimilado por eles. Todavia, esse não é o único desafio do Brasil, a "pátria educadora"(.) Apenas 8% dos brasileiros adultos são capazes de expressar suas ideias de forma clara, objetiva e organizada. Esse dado, publicado pelo Inaf ( Indicador de Alfabetismo Funcional), comprova a ausência de desenvolvimento da criticidade no sistema de educação brasileiro, o qual apresenta conteúdos em excesso e pouca assimilação. Os estudantes brasileiros deveriam ser tão capazes de resolverem, de forma racional e crítica, os desafios da educação e os dilemas sociais quanto a protagonista do romance "Alice no país das maravilhas" escrito pelo inglês Lewis Carrol. Tal amadurecimento crítico só é alcançado pela educação. No entanto, as dificuldades no ensino dos jovens brasileiros não se restringem somente àquilo. Em São Paulo e em Goiás, medidas ineficazes e prejudiciais ao ensino de qualidade no país foram consideradas pelo governo, mas encontraram resistência dos cidadãos. A "reorganização" das escolas paulistas fecharia instituições de ensino e aglomerariam mais e mais alunos em um mesmo espaço, comprometendo, assim, o rendimento escolar; em Goiás, a educação seria regida por Organizações Sociais, configurando a terceirização do ensino. Diante de tais medidas, a revolta social nos versos da canção "Que país é esse", interpretada por Renato Russo, remete a à negligência do com que o Estado brasileiro com que trata seus cidadãos na busca e consolidação de um ensino de qualidade. Cabe ao terceiro setor e ao Governo Federal, a tarefa de reverter tal cenário. O terceiro setor- composto por associações que buscam melhorias socais- (deve) informar e conscientizar, por meio de mais palestras e grupos de discussão, as famílias de todo o Brasil para que frequentem espaços de leituras e retórica, tais como Bibliotecas. O Governo Federal, por sua vez, deve intensificar os investimentos para suprir tais locais com livros de pensadores do século XIX e XX, séculos que solidificaram as ideias criticas e sociais.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, fazendo citações pertinentes ao contexto.No entanto, a conclusão deixou um pouco a desejar, dando a impressão de que o desafio é simples. Talvez este fosse um bom começo, mas há outros problemas, como estrutura de escolas, remuneração e formação de professores, entre outros, que poderiam ter sido explorados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |