Quem não nasce para servir, não serve para viver! Essa é a filosofia dos índios brasileiros, é bem profundo esse pensamento. Na sociedade atual brasileira é ao contrário(,) pois os pais têm carregado filhos e netos nas costas até o túmulo .É a geração nenem! Nem trabalha, nem estuda, nem faz nada! E de quem é a culpa? É do governo? Da escola? Do professor? Dos pais? Ou de todos juntos? A culpa é dos pais, que ao invés de dar valores para os filhos, dão coisas! Assim(,) o filho, muito jovem já tem coisas, que, vários profissionais depois de uma vida inteira de dedicação e trabalho, jamais terão.
E assim, para que esse cidadão vai estudar? Se esfossar esforçar? Aprender? Lutar por uma sociedade mais justa e igualitária? Para quê? O indivíduo é fruto da sociedade que ele habita. Se o mundo dele é perfeito e protegido, ele vai se preocupar com os outros para quê? A educação não é uma luta de classes, ela é simplesmente uma doutrina igualitária que deve ser compartilhada de forma justa e imparcial para todos. É preciso que o governo brasileiro pense na educação como um direito e um dever de todos.
É hora de mudar, de enxergar além, só através da educação se muda uma sociedade, para melhor ou pior. É ela, o pilar fundamental da ordem e do progresso. O governo deve investir tudo o que puder na educação. (,) deve deixar as escolas públicas tão boas, que nenhum pai se ousaria a colocar o filho em outra escola. Fazer uma escola de pensadores, críticos, defensores de uma sociedade mais justa e igual para todos. Onde cada um lute e não apenas aceite.
E como se muda isso? Valorizando o ser humano, igualdade e respeito geram liberdade. Valorizando a cada dia o professor, é dele o papel de mudar toda essa situação. Só quando o professor receber o respeito, o valor e toda dignidade que ele merece, da sociedade e do poder público, o Brasil acordará e voltará a crescer nos sonhos e realização deles. E se transformará em uma Pátria Educadora para todos. Assim, como os nossos sábios Índios defendem, "Nasceremos para servir e serviremos para viver".
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, mas por pouco não há fuga ao tema. Atenha-se ao que pede a coletânea e evite textos muito generalizados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |