A estrutura da educação brasileira é rígida em setores, ou seja, vai da base do ensino ao término do antigo colegial. Além disso, os problemas se estendem até a remuneração dos professores, e suas cargas horárias exaustivas, que refletem negativamente na qualidade do ensino do estudante.
Esse modelo educacional estático acredita que, fixando uma grade curricular(,) irá garantir conhecimento e ampliação intelectiva, mas não percebe que isso limita a visão de mundo do aluno e suas aplicações na prática do que aprendeu na escola. Associar a permanência de educadores em sala de aula com qualidade de ensino é um grande erro, esses que se desdobram em até três turnos, alternativa para driblar outro problema, o de não ter uma remuneração digna de quem ensina e garante o futuro do país.
Com o crescimento da internet e dos efeitos da Globalização, as instituições não devem, - e é como fazem, - repudiar totalmente a pesquisa digital, extremamente rica em conteúdo quando bem realizada, e as novas ferramentas tecnológicas. Os pais têm papel importante na educação dos filhos, seja mostrando a importância das escolas e professores, ou incentivando a leitura desde cedo e a capacidade de reflexão dos pequenos.
Portanto, o princípio da solução para esses problemas, que são variados, está em adotar um sistema flexível, que torne as aulas uma experiência empírica para os alunos, por meio de trabalhos extraclasses, visitas acadêmicas, e aplicação em campo do conhecimento teórico. Além, é claro, de trabalhar em conjunto com as novas tecnologias que auxiliam no aprendizado(,) como o portal de pesquisa "domínio público", iniciativa do governo, que fornece variadas formas de pesquisa e mídias.
Acrescentando ainda, uma peça fundamental(,) ainda(,) é a valorização dos professores e profissionais da educação, que deve ser feita com, uma boa infraestrutura das unidades, reajustes salariais, para torná-los dignos e jornadas menores. Talvez seja esse o caminho para se permanecer menos dentro de sala e aprender mais.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com boa argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |