Amazônia x Reino de Pandora: Virando Realidade - Banco de redações


Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Enviada em: 19/05/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diversas tribos indígenas e a nossa Amazônia corre o risco de sofrer o pior impacto ambiental de todos os tempos com a construção da usina de Belo Monte. Além de desencadear um intenso desequilíbrio ecológico vai também destruir o local de moradia dos índios com todos os seus costumes e história.

Essa situação é relativamente igual a do filme Avatar, que entrou em cartaz começo desse ano nos cinemas brasileiros. No Reino de Pandora os grandes empresários queriam explorar sua matéria-prima e fazer construções naquela floresta. Mas foi preciso lutar contra os nativos e todas as pessoas que defendiam sua terra e meio ambiente que ali estava.

No filme os nativos venceram, hoje sabemos que a realidade é totalmente outra – que tem mais dinheiro consegue tudo. Nos deixando preocupados por saber que o nosso patrimônio mais valioso e cobiçados por muitos países está em perigo. E que uma hora, esses países vão conseguir tê-los para si toda nossa riqueza se não fazermos nada.

Não basta só propagandas, projetos para preservar a Amazônia e direitos aos índios na sociedade, tem que colocar em prática tudo que existe no papel. E não querer destruir na primeira oportunidade o que nos sobrou da Amazônia – fauna e flora. E também, querer destruir as terras dos índios junto com elas toda as crença, as cultura e as histórias de cada tribo.

O dinheiro investido nisso poderia ser dado para beneficiar as pessoas com mais saúde, alimentação e estudo. Assim, poderia de verdade contribuir para mais 26 milhões de brasileiros que precisam, com mais assistência no dia a dia e oportunidades. Podemos dessa forma, tem uma país melhor e mais democrático, para que todos possam ter o direito a escolha e a vida.

Comentários do corretor


QUEM

NÃO INICIE UMA FRASE OU UMA IDEIA DESTA MANEIRA. O TERMO COMPLEMENTA A IDEIA ANTERIOR, NÃO NECESSITANTO DO USO DO PONTO FINAL.

CUIDADO COM A COESÃO. “PATRIMÔNIO MAIS VALIOSO E COBIÇADO”, “TÊ-LO”, “AS CRENÇAS”

TER UM PAÍS

PRECISAM DE

REESTRUTURE A SUA FRASE. CONFUSO

COMENTÁRIO:
Você começou muito bem seu texto fazendo uma comparação entre a atualidade e o filme Avatar. Mas depois, seu texto ficou repetitivo, sempre com os mesmos argumentos. Cuidado para que isso não aconteça novamente, pois a quebra de expectativa é muito grande. Cuidado com a coesão. Releia seu texto e note que você teve problemas de concordância em vários momentos. Leia sempre mais e busque mais informações que enriqueçam a sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente