Progresso ou regresso? - Banco de redações


Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Enviada em: 14/05/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Todos nós temos um modelo de uma pessoa que queremos seguir e ser semelhante, igual ou melhor do que ela. O Brasil, como nação, não é diferente. O nosso modelo são os Estados Unidos, porém devemos cometer os mesmos erros que eles?

 

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte irá gerar muitos empregos, além do lucro que os investidores irão obter após sua construção. Será um grande investimento para o crescimento econômico planejado para o Brasil nos próximos anos.

Entretanto, a construção da usina trará prejuízos ambientais, pois sua construção corta o Rio Xingu, um importante rio da Amazônia. A construção de Belo Monte também traz prejuízos para os índios que habitam a região do Xingu, pois eles terão de ser removidos desse local para que a hidrelétrica seja construída. Além, é claro, da fauna e flora que serão prejudicadas pela construção.

O nome de Belo Monte foi escolhido para homenagear os índios, no entanto o que eles querem são suas terras de volta e não voltar a mais de quinhentos anos quando ganharam espelhos e quinquilharias em troca de terras que por direito eram deles, o Brasil.

Com o crescimento que o país está tendo é óbvio que precisamos da usina, mas a melhor opção seria construí-la em outro lugar onde os impactos sócio-ambientais fossem mínimos.

Comentários do corretor


ARGUMENTE

EXEMPLIFIQUE

COMENTÁRIO:
Seu texto não apresenta grandes problemas. Porém está superficial, com idéias que caíram no senso comum. Procure argumentar mais suas exposições para que seu texto fique mais crítico, Vá além da coletânea e busque mais informações que possam complementar suas idéias, tornando seu texto mais persuasivo. Não tenha medo de ousar.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente