Usina Belo Monte: um berço de discórdia - Banco de redações


Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Enviada em: 12/05/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 

Planejada há 20 anos, o Brasil decide, sob batida de um martelo, o destino da terceira maior hidrelétrica do mundo. Trata-se da usina de Belo Monte, localizada no rio Xingu, atualmente considerada umas das maiores obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Sendo destacada também como uma obra polêmica, dividindo dois grupos com idéias e opiniões contrárias.
Marcada para 20 de abril, aconteceu em Brasília o leilão que concede a construção da usina de Belo Monte. Esse último acontecimento só veio intensificar ainda mais o debate em torno desse projeto. Como toda polêmica é formada por seus prós e contra, aqui não será diferente.
De um lado, temos o governo. Argumentando que o projeto só vem a trazer benefíco socioeconômico para o Brasil, com a produção de energia, gerada pela futura hidrelétrica. Além da oferta de emprego com a demanda de mão-de-obra necessária para a sua construção.
Em contra partida aparecem os ambientalistas, membros da Igreja Católica, representantes de povos indígenas e ribeirinhos e analistas independentes. Segundo eles o projeto não foi bem elaborado, vindo a acarretar, com a construção da usina, danos ao meio ambiente. Como a extinção de espécies da fauna e flora e prejudicando diretamente os moradores vizinhos do local.
Sob essa atmosfera polêmica, gerada pelo projeto da usina, faz-se necessário a criação de acordos e planos, entre ambos os grupos, de modo que favoreça-os igualmente. Favorecendo um desenvolvimento sustentável para o país.

 

Comentários do corretor


CUIDADO COM A COESÃO. O LEILÃO FOI MARCADO.

O QUE FOI PLANEJADO? FICOU PARECENDO QUE É O DESTINO DA HIDRELÉTRICA.

REVISE COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A CRASE

NÃO USE O PONTO FINAL NESTE CASO

NÃO USE VÍRGULA NESTE CASO

COMENTÁRIO:
Você possui boas ideias e sabe usar palavras certas para expô-las. Entretanto você tem problemas quanto ao uso do ponto final e vírgula. Em alguns momentos seu texto fica confuso, pois você quebra uma sequência. Cuidado com isso. Organize melhor o seu raciocínio para que o conteúdo não se prejudique pela má estruturação. O importante não é escrever difícil, mas correto com bons argumentos. Leia sempre mais e saia do senso comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente