Alimentar-se bem está entre as prioridades no mundo contemporâneo. Cada vez mais os indivíduos buscam alternativas para seguirem uma rotina saudável, e, para isso, a consciência alimentar configura-se como uma poderosa ferramenta na desconstrução de maus hábitos, além de abrir caminhos para uma boa qualidade vida.
É comum no dia a dia as pessoas optarem por alimentos de preparação rápida e prática como, por exemplo, “fast food” e salgados. Tais alimentos, cheios de calorias, apenas têm a função de sustentar e matar a fome, porém não contribuem para o bem-estar do organismo. Ao contrário, trazem consequências como a obesidade, hipertensão e diabetes.
Contudo, a boa educação alimentar aliada à prática de exercícios físicos proporciona maior qualidade de vida. A alimentação e os exercícios se complementam: enquanto a primeira cumpre seu papel de manutenção do organismo, a segunda atua na liberação de energia e aceleração do metabolismo, dessa forma é possível que haja um equilíbrio energético.
Nesse sentido, evidenciando que, atualmente, há uma grande preocupação com a alimentação, é imprescindível que a mídia divulgue, com mais frequência, hábitos alimentares adequados com o ensino de receitas práticas. Também as escolas devem realizar palestras e apresentar aos alunos alimentos pouco comuns na dieta dos jovens, incentivando-os a buscar uma alimentação que os tornam tornem mais saudáveis.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida. No entanto, é possível explorar melhor dados e informações sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |