- Banco de redações


Estamos mudando nossa consciência alimentar?

Enviada em: 22/01/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    Sociedade líquida. Esse é o conceito que Zygmunt Bauman faz da sociedade atual. Por ser fluida, facilmente moldada. Além disso, é considerada uma sociedade descartável - não reaproveita. Com base nisso, é possível ter uma ideia de que o movimento de reeducação alimentar é passageiro, salvo, porém, se for criado o "habitus".

    Para isso, segundo Pierre Bourdieu, é necessário trabalho social de nominação e inculcação. Todavia, a disseminação dessa ideia é dificultada devido ao excesso de informação, a qual estabelece uma mudança na opinião social constantemente. Prova disso são as discussões em redes sociais ou na mídia, de profissionais da saúde sobre o que faz bem ou mal à saúde. As variações de opiniões causam dúvida .

    Logo, por motivos de aprendizagem, é necessário necessária a utilização dos métodos socráticos: ironia e maiêutica. Porque, assim como foram convencidas pelo movimento, as redes de "fast food" podem lançar um novo produto, que, aderido pela sociedade(,) possa ser interpretado como algo inofensivo, como ocorreu com a maconha, antes ministrada à a crianças. Então, o uso do métodos, que consiste em fazer perguntas visando induzir o interlocutor à descoberta de suas próprias verdades, é imprescindível, para a quebra de paradigmas casados pela informação.

    Portanto, para que a reeducação alimentar seja duradoura, é necessário que tanto a mídia quanto as redes sociais induzam o profissional da saúde a uma informação mais generalizada; além disso o movimento deve ser lento, gradual e contínuo, fixando o conhecimento nessa sociedade líquida.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto o assunto alimentação saudável, em si, foi pouco explorado e se perdeu diante da argumentação em prol de métodos de convencimento.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente