Sociedade líquida. Esse é o conceito que Zygmunt Bauman faz da sociedade atual. Por ser fluida, facilmente moldada. Além disso, é considerada uma sociedade descartável - não reaproveita. Com base nisso, é possível ter uma ideia de que o movimento de reeducação alimentar é passageiro, salvo, porém, se for criado o "habitus".
Para isso, segundo Pierre Bourdieu, é necessário trabalho social de nominação e inculcação. Todavia, a disseminação dessa ideia é dificultada devido ao excesso de informação, a qual estabelece uma mudança na opinião social constantemente. Prova disso são as discussões em redes sociais ou na mídia, de profissionais da saúde sobre o que faz bem ou mal à saúde. As variações de opiniões causam dúvida .
Logo, por motivos de aprendizagem, é necessário necessária a utilização dos métodos socráticos: ironia e maiêutica. Porque, assim como foram convencidas pelo movimento, as redes de "fast food" podem lançar um novo produto, que, aderido pela sociedade(,) possa ser interpretado como algo inofensivo, como ocorreu com a maconha, antes ministrada à a crianças. Então, o uso do métodos, que consiste em fazer perguntas visando induzir o interlocutor à descoberta de suas próprias verdades, é imprescindível, para a quebra de paradigmas casados pela informação.
Portanto, para que a reeducação alimentar seja duradoura, é necessário que tanto a mídia quanto as redes sociais induzam o profissional da saúde a uma informação mais generalizada; além disso o movimento deve ser lento, gradual e contínuo, fixando o conhecimento nessa sociedade líquida.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto o assunto alimentação saudável, em si, foi pouco explorado e se perdeu diante da argumentação em prol de métodos de convencimento.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |