Um novo rumo na alimentação
A educação alimentar sempre foi baseada no que as indústrias alimentícias têm proporcionado a à sociedade. Influenciadas por uma forte mídia a favor dos alimentos, muitos perderam ou nunca tiveram um conhecimento mais transparente sobre a conduta alimentar(,) o que de fato ocasionou e continua ocasionando uma série de problemas na saúde das pessoas.
Trocar alimentos saudáveis por outros industrializados sempre foi freqüente na vida dos adultos e principalmente na vida das crianças(,) que são atraídas facilmente pelas propagandas de comidas. Com o passar dos anos, este cenário vem mudando e a educação alimentar ganhou outros rumos e novos adeptos que passaram a aderir (a) uma alimentação baseada em conhecimentos adquiridos através de propagandas que defendem uma alimentação saudável do ponto de vista natural e receitas culinárias.
As escolas têm adotado metas pra que os estudantes possam se adequar aos novos modos alimentares(,) a fim de evitar que os mesmos no futuro venham enfrentar graves problemas de saúde, (.) o cultivo de hortas é freqüente em muitos locais e a internet tem ajudado bastante ao divulgar um padrão alimentar considerado correto. Tais medidas se tornaram necessárias principalmente para quem ainda não entrou de vez no mundo dos Fast Foods, dos refrigerantes, e enlatados(,) e pode ser de extrema importância para aqueles que sofrem por não conseguirem se adaptar aos novos hábitos relacionados com a alimentação.
Embora o movimento em pró prol da educação alimentar seja visto como vantajoso e de grande utilidade, uma parcela da população o considera desnecessário, ineficaz e que servem apenas para fins lucrativos. Não se sabe ao certo até que ponto isso seja é verdadeiro, pois muitos questionam com certa razão a conduta e a formação dos responsáveis que levantam a bandeira dos bons hábitos alimentares. Por outro lado, deve-se levar em consideração e obter muito mais cuidado com o que é consumido das grandes indústrias(,) ao analisar o fato de que muitas delas já sofreram ou possuem algum histórico negativo sobre a produção de alimentos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia e emprego corretos e coerentes das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |