Sim, com a diversificação de ideias e estilo de vida estamos fazendo transformações. Porém, figuramos nos dois lados: na boa e na má alimentação. As gerações passadas(,) com hábitos “in natura”(,) chocaram-se com a revolução alimentar dos produtos industrializados, ora estamos do lado bom e ora do lado ruim. Se por um lado (nos) preocupamos com a quantidade de alimentos processados e com ingredientes de nomes estranhos; por outro, aceitamos os aceitamos na correria do dia-a-dia(,) alegando a modernidade.
Sendo assim, a internet teve um papel importantíssimo nessa mudança. Através dela ficamos mais alertas aos perigos de alguns alimentos - a maioria industrializados, e mais informados de como melhorar a qualidade alimentar. A quantidade de páginas relacionadas a à saúde e alimentação é um exemplo claro. Entretanto, como em tantas outras coisas, precisamos buscar conteúdos verídicos que possam nós nos passar informações seguras(,) como, buscar sites confiáveis e consultar a opiniões de especialistas - médicos e nutricionistas, por exemplo.
Além disso, com a ajuda da internet e o crescimento de algumas doenças(,) o cuidado aumentou. Infermidades Enfermidades como diabetes, hipertensão e obesidade - antes vistas em adultos e idosos, - agora estão acometendo crianças. Grande responsável, é a alimentação, (.) os hábitos começaram a mudar para melhorar o quadro; interagindo assim com os conhecimentos buscados na rede. Também relacionado, estão está o crescimento de produtos industrializados com grandes concentrações de açúcares, sais e gorduras, fazendo com que a população buscasse opções mais naturais.
Desse modo, percebemos que a solução está em nossas mãos. Podemos optar em seguir uma alimentação balanceada de qualidade ou pelo excesso e(,) consequentemente(,) prejuízos na saúde. Soluções simples(,) como organizar as compras, as refeições da semana, ir com mais tempo e calma ao mercado e ler os rótulos dos alimentos, ajudam para que ficamos fiquemos atentos aos perigos escondidos; buscar sites confiáveis, blogs como o "Do campo à mesa" e "Fechando o zíper" também são opções. Por outro lado, o governo também tem seu papel, pois se a alimentação não for controlada(,) pode-se gerar prejuízos e aumentar os gastos com a saúde pública. É melhor prevenir com ações socioeducativas(,) como a educação alimentar nas escolas, incentivo a hortas comunitárias e incentivo a projetos de ONG’s. A mudança já começou, temos que pressionar as indústrias alimentícias para que coloquem na nossa mesa produtos reais e saudáveis e(,) assim(,) possamos também ajudar na economia alimentar sem prejudicar a qualidade de vida.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |