A obesidade que atinge quase 30% da população mundial tornou-se somente agora uma preocupação real para o restante da sociedade. Em meio a uma era "Fitness", nunca houve tamanha preocupação com a reeducação alimentar. Logo, a busca pelo aperfeiçoamento corporal aliado à saúde fez com que houvesse uma reflexão acerca dos limites de uso dos alimentos industriais, promovendo mudanças ao olhar sobre esse tópico.
É importante pontuar, de início, que a mudança da visão sobre a alimentação ocorre pela pressão social em atingir o corpo adequado. Uma grande gama de jovens, principalmente, recorrem a comidas com menos teor calórico a fim de atingirem seus objetivos, algo positivo desde que não exagerado, todavia ainda comum de ocorrer. Prova disso são pesquisas em Lisboa, onde analisaram e comprovaram a relação árdua entre a obsessão alimentar e o desenvolvimento de doenças psicológicas.
Apesar disso, é fundamental salientar que outro motivo, e ainda mais importante, de estarmos em tal fase é por conta da saúde. A quantidade gigantesca de alimentos industrializados são extremamentes perigosos para a saúde; diabetes, infartos e, até mesmo, mortes no usuário podem ter relação com os mesmos. Esse fato é comprovado na votação da OMS- Organização Mundial da Súde - em classificar carnes processadas como alimentos cancerígenos.
Portanto, é importante afirmar que ocorre hoje uma vicissitude sobre o modo de olhar para o que ingerimos. É preciso que o governo e a própria sociedade garantem garantam que essa alternativa se instale sem restrições atráves de alimentações saudáveis em escolas, por exemplo, e o apoio familiar sobre essa opção, respectivamente, pois como diria Platão:''Não basta viver, deve-se viver bem''
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |