Com o dia a dia corrido, o homem contemporâneo tem procurado formas de deixar sua rotina mais prática. A alimentação em fast foods foi uma boa opção, por apresentar facilidade, rapidez e bom preço em seus produtos. Até aparecer um problema derivado de seu consumo: a obesidade.
Mais de cinqüenta por cento dos brasileiros adultos são obesos. Um número que chama a atenção da saúde pública, por causar vários problemas como o câncer e a diabetes. Vendo esse cenário e sabendo que está piorando, iniciativas de alimentação saudável têm aumentado, visando a diminuição desse mal.
Alimentar saudável é comer produtos naturais, produtos não processados, que apresentam bom valor nutricional. Saladas, verduras, legumes, são exemplos, e, nunca estiveram tão recomendados como atualmente. Os de origem de pequenos produtores são os mais procurados pelos que buscam uma boa dieta, pois não possuem agrotóxicos que prejudicam a saúde.
Os produtos processados, os utilizados pelas fast foods, trazem grandes quantidades de calorias e poucos nutrientes e vitaminas, fazendo-os terem baixo valor nutricional. Mas por sua praticidade, o seu consumo é alto, trazendo o excesso de peso.
Refletindo a rotina contemporânea, modos de alimentações práticas e saudáveis devem surgir para ocupar esse espaço que o mercado está oferecendo. Lanches naturais estão sendo servidos com mais freqüência, mas ainda são minorias nos cardápios. Com a idéia de saúde e corpo ideal, esse tipo de alimentação deve aumentar, trazendo talvez a diminuição da obesidade em um futuro próximo.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |