Semeando bons hábitos - Banco de redações


Estamos mudando nossa consciência alimentar?

Enviada em: 18/01/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

      A pressa da vida contemporânea nos fez mudar vários hábitos devido à falta de tempo. Com isso, a busca por atalhos para a economia de tempo é uma grande característica da nossa sociedade. Porém, essa caminhada para adaptação a à nova realidade, nos deixou aparentemente sem saída em alguns aspectos.

     Em um modo de viver tão rápido que exige agilidade em todos os sentidos, é preciso conciliar desenvolvimento e qualidade de vida. Nesse contexto surgiram os fast-foods, as comidas rápidas que são mais gordurosas e calóricas (e) que podem causar vários problemas de saúde(,) como a elevação do nível de colesterol, (.) em uma sociedade tão sedentária(,) não são nada boas isso não é nada bom.

     Entretanto(,) temos visto uma grande parcela de pessoas frequentando academias, e outros grupos criando as comidas rápidas e saudáveis que estão em alta no cenário brasileiro, combinando saúde e progresso. Páginas em redes sociais nos têm alertado, sobre riscos que corremos nos chamam a atenção e têm transformado nossa forma de viver.

     É preciso dar continuidade a esses projetos que visam a uma saúde melhor. Por exemplo, A criação de hortas nas escolas(,) visto que temos crianças obesas em número cada vez maior, incentivo ao uso de espaços, mesmo que pequenos, para plantação de vegetais. Devemos deixar às futuras gerações exemplos de uma vida saudável e melhor, são hábitos criados hoje, que serão colhidos sempre que cultivados.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível aprofundar a argumentação no assunto, explorando melhor elementos da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente