Consciência Alimentar, uma realidade ausente - Banco de redações


Estamos mudando nossa consciência alimentar?

Enviada em: 17/01/2016

Status:

Corrigida
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Possuir bons hábitos alimentares é de fundamental importância para uma vida  saudável, no entanto, quando essa relação alimentar torna-se desregulado desregulada, com excesso de gordura, doces e salgados, o organismo sofre a logo prazo. E, infelizmente, segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde – OMS, mais da metade da população em muitos países, encontram-se acima do peso(.) e no Brasil não é diferente. (,) Com alimentos cada vez mais industrializados e repletos de produtos químicos.

Seguindo, há um ritmo de vida mais intenso nas grandes cidades, fazendo do dia a dia uma maratona de resoluções, trabalho, estudo e etc. Dessa forma, com a correria atual nas metrópoles brasileiras, constituir uma consciência alimentar na prática, para muitos, é uma realidade difícil. Pois, grande parcela ativa no mundo profissional alega não conseguir tempo, comum em países desenvolvidos como Estados Unidos, França, Alemanha e outros. Portando Portanto, há uma relação necessária de organização pessoal e força de vontade ausente, para construir novos hábitos

Também, outra questão envolve o saldo negativo da população de muitos países em desenvolvimento, como o Brasil. Onde, a crise financeira do Estado e das famílias pobres compromete um seguimento positivo na busca do tema abordado. Logo, pensamentos a cerca acerca dessas mudanças aqui enfatizadas, diminuem, quando essas famílias buscam realizar prioridades dos filhos na alimentação, educação, moradia, segurança e saneamento básico. (,)  Custos caros que afetam o financeiro desses lares.  Então, a realização de um prato saudável, variável, rico em produtos orgânicos não é algo presente. Por isso, as próprias gestões governamentais, com projetos não qualitativos, dificultam essa realidade, e a corrupção generalizada, desgasta qualquer mudança para o bem da saúde do indivíduo.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular  e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, no entanto o desenvolvimento das ideias deixou um pouco a desejar, especialmente na coesão entre os prágrafos e frases. Evite o uso desnecessário de termos como "seguindo, também" para iniciar um novo parágrafo. Seja objetivo, esses conectivos soam rebuscados e não fazem sentido.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente