É notório que o ritmo de vida agitado incentiva as pessoas se alimentarem inadequadamente, elevando o IMC (Índice de Massa Corpórea) da população e, assim,aumentando* a possibilidade do aparecimento de diversos males à saúde.Dentre os fatores relevantes estão a má educação alimentar e os elevados níveis de agrotóxicos encontrados em frutas e hortaliças.
No contexto da sociedade atual, as jornadas de trabalho exaustivas, o sedentarismo e a alimentação desequilibrada favorecem o ganho de peso e o aparecimento de diversas doenças(,) como hipertensão e diabetes.Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 63% dos brasileiros apresentam algum tipo de obesidade, isso demonstra que, apesar do fácil acesso à informação, a maioria da população ainda não se adaptou ao uso de alimentos saudáveis e à prática de exercícios físicos.
Entretanto, uma dieta adequada deve ser constituída pelo consumo de frutas, legumes e verduras mas, no Brasil, o uso descontrolado de agrotóxicos fazem esses alimentos serem inapropriados para utilização, já que, estão associados ao aumento do número de casos de câncer no País. Com isso, muitas pessoas acabam evitando- -os,dando preferência ao consumo de alimentos industrializados, por conta do baixo custo e a facilidade de acesso, e , dessa maneira, cria-se o paradoxo da alimentação saudável .
É necessário, portanto, que o Governo implante medidas concisas no incentivo ao consumo de alimentos, por meio de campanhas educativas elaboradas pelo Ministério da Saúde, a fim de realçar essa nova mentalidade.Além disso, juntamente com o Poder Executivo Legislativo**, deve aprovar leis que proíbam o uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras para reduzir a comercialização de vegetais contaminados, resguardando a saúde da população.
Comentários do corretor
* Quando adotar um tempo verbal em uma frase, mantenha essa unidade, sob risco de falta de concordância.
** O poder Executivo é aquele em que o (a) presidente atua. O Legislativo é onde deputados e senadores estão, e são eles que têm o poder de propor e aprovar grande parte das leis.
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e a pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. Atenção apenas à concordância e coerência.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |