O conhecimento está disponível em todos os lugares hoje para quem quer se alimentar bem, (:) livros, revistas, internet, nutricionistas, mas será que tal sapiência tem alterado a forma de alimentação dos indivíduos?
Sem dúvida que sim, sem dúvida, encontramos uma disseminação muito grande pela busca da boa alimentação, através da mídia, programas de escola e até mesmo pelas academias, que disseminam a idéia ideia* do corpo perfeito. Primeiro começa com a moda, todo mundo se alimentando bem, e os comerciais apelando para os tríceps, bíceps, panturrilhas, abdomen "rasgados"(.) em meio a tanta euforia, até quem nunca se importou começa a se questionar se não vale a pena ter uma dieta, fazer uma boa alimentação, uma alimentação saudável. Depois apelam para as vantagens da boa saúde apenas pela alimentação, evidente, se você se alimenta bem, dorme bem, treina bem, trabalha bem e vive muito bem.
É bem verdade que não há uma generalização, existem dados muito altos de pessoas que ainda estão acima do peso e sofrendo de obesidade por conta de alimentos prejuciais, com muito óleo, substâncias que aceleram o desenvolvimento do câncer, como por ex.: o caramelo IV encontrado na Coca-Cola. Principalmente nos dias de hoje(,) com os food trucks, e a globalização da comida, encontramos comida italiana, francesa, americana, chinesa, em qualquer bairro.
De todos os modos é incontestável mesmo diante de obstáculos como comidas tão irresistíveis a à vista, como tantas possibilidades de alimentação, é impossível negar que houve uma grande mudança na forma de alimentação para o bem e que(,) do jeito que vai, talvez não seja só moda.
Comentários do corretor
* O Novo Acordo Ortográfico passou a vigorar em 2016, e a grafia de acordo com ele já será cobrada no Enem e outros processos seletivos. Atente-se.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à objetividade na escrita.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente, crítica e bem desenvolvida, com dados bem relacionados ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |